quinta-feira, 6 de março de 2014

Série Pimentas - Parte I

Malagueta ou Piripíri
Pimenta é o nome comum dado a várias plantas, seus frutos e condimentos deles obtidos, de sabor geralmente picante.
No Brasil, o termo refere-se tanto às espécies de Capsicum como as de Piper

e Pimenta. Já o termo pimento ou pimentão é utilizado para as variedades doces de Capsicum annum, também designadas como pimentas-doces. As variedades de Piper negrum são designadas por pimenta do reino. O termo malagueta ou pimenta-malagueta é usado para variedades de Capsicum frutescens.
Pimento ou Pimentão
Em Portugal, o termo não é aplicado às plantas do género Capsicum, para o qual se usam os termos pimento, malagueta ou piripíri (o primeiro é mais usado para as variedades mais doces de Capsicum annuum e os restantes para as variedades picantes; o termo piripíri refere-se geralmente a Capsicum frutescens). O termo "pimenta" é aplicado para os géneros Piper e Pimenta e para condimentos obtidos a partir de Capsicum, como a pimenta-de-caiena.
Em Moçambique as variedades de Piper são chamadas pimenta
Pimenta preta, Piper negrum, 
Pimenta redonda, Pimenta
do reino
redonda; piripíri refere-se aos frutos pequenos de Capsicum frutescens, e malagueta às variedades de tamanho maior; em Angola, o termo preferido é jindungo.
Além das referidas acima, existem várias outras plantas que, embora não sejam usadas como especiarias, são também chamadas de pimentas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário