sexta-feira, 28 de março de 2014

Vinho tem prazo de validade? O vinho é uma ‘garrafa’ de surpresas!



A experiência do enófilo pode indicar, com boa probabilidade de acerto, se a garrafa está ou não em boas condições para consumo, porém, para que aja certeza, só abrindo mesmo.
Os vinhos, diferen­temente dos demais produtos alimentícios, na maioria das vezes, não trazem a data de vali­dade impressa no rótulo. Porém, alguns vinhos, que sabidamente devemos bebê-los muito jovens, têm, sim, data de vali­dade.
Seguem algumas dicas do que observar antes e depois de abrir sua próxima garrafa:
- Esta história de que o vinho quanto mais velho melhor é puro mito. O vinho tem um ciclo de duração entre sua produção, auge e decadência. Esse ciclo vai de seis meses, para um Beaujolais Nouveau, por exemplo, até décadas ou mais para um grande Porto Vintage.
- O cuidado no armazenamento dos vinhos é essencial. Para garantia de que não aja alteração de suas características, é importante que estejam deitados, ao abrigo da luz, dentro de áreas climatizadas. Caso as garrafas fiquem em pé, embaixo de luzes, em ambiente quente, perto de produtos de limpeza ou ração de animais, por exemplo, as alterações podem ser questão de horas, dias ou semanas, dependendo do tipo de vinho.
- Observar a safra também é importante. Brancos, rosés e espumantes, com raras exceções, devem ser tomados o mais jovens possível. Alguns tintos podem ser guardados por anos ou décadas, mas esses são exceções, normalmente bem caras. Pode-se dizer que a maioria dos produtos encontrados nas gôndolas de super­mer­cados estão prontos para serem consu­midos, embora alguns deles possam ser guardados por alguns poucos anos, em adega climatizada.
- A maioria dos vinhos, após aberto, não se conserva por mais de algumas horas. Para saber se ainda estão bons para consumo, só provando.
- A temperatura certa de uma adega climatizada deve variar entre 9° e 12° C. - A exposição à luz, seja natural ou artificial, acelera o processo natural de envelhecimento e morte do vinho.
- Um grande inimigo do vinho é o oxigênio. Se a rolha da garrafa ressecar, o que acontece se não estiver molhada, em contato com o líquido, deixa passar pequenas quantidades de oxigênio que irão estragar o vinho. Por isso, as garrafas ficam deitadas, sempre com as rolhas em contato com o líquido.

Cheers!

Nenhum comentário:

Postar um comentário