segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Os benefícios do suco de uva para a saúde


Além de delicioso e refrescante, o suco de uva feito sem adição de água ou açúcar é ótimo para a saúde. Seus nutrientes fazem com que ele tenha alto poder antioxidante, tornando-o uma bebida benéfica para pessoas de qualquer idade.
A atividade antioxidante significa a capacidade de prevenir os danos gerados pelos radicais livres, substâncias responsáveis por processos como o envelhecimento e doenças neurodegenerativas.
O suco de uva é considerado antioxidante por trazer uma grande quantidade de polifenóis, substâncias que possuem atividade antioxidante, antimutagênica, anticarcinogênica (proteção contra tumores, por exemplo) e antiaterogênica (prevenindo doenças do coração), entre outras.
A uva transfere aos seus derivados uma série de polifenóis, entre eles os flavonoides - como catequina, epicatequina, proantocinidinas e as antocianinas - e os não flavonóides, com destaque para o resveratrol.
O suco de uva pode ser um aliado na prevenção de doenças, mas não para sarar um dano já instalado. Assim, as crianças, que sofreram muito menos os efeitos dos radicais livres, com certeza são as mais beneficiadas com o consumo regular da bebida, pois estão “construindo” uma barreira contra a ação dessas substâncias ao longo da vida.
Existem muitos estudos apontando os benefícios que o suco de uva traz para a saúde, um deles afirma que 500ml (em torno de dois copos) é capaz de suprir em 100% a necessidade diária de ferro, manganês, cobre e zinco. Esses minerais também ajudam na produção de células vermelhas, relacionadas diretamente com a prevenção da anemia.
Um brinde, com suco de uva integral!


Fonte: Dra. Caroline Dani - Doutora em Biomedicina e estudiosa do suco de uva brasileiro.