segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Regrinhas básicas: como apreciar todo o sabor da cerveja

Apesar de, normalmente, ser consumida em ocasiões informais, a cerveja pode perfeitamente ser harmonizada com um cardápio sofisticado, inclusive com sobremesas, desde que sejam seguidas algumas regrinhas básicas.
A harmonização com cervejas segue os mesmos princípios da utilizada com os vinhos: pratos pesados pedem rótulos encorpados, refeições leves variedades mais suaves.

O primeiro passo é conhecer os diferentes tipos de cerveja, classificadas em:
*Artesanais - feitas por empresas menores, com produção limitada.
*Especiais - marcas criadas por grandes produtores.
*Industriais - produzidas em larga escala.

Para identificar os sabores de uma cerveja - torrefação, café, cravo, pimenta, caramelo e chocolate são só alguns deles - e testar a harmonização com um determinado prato, entre uma garfada e outra, dê um gole de cerveja enquanto ainda tiver comida na boca (parece nojento, mas é assim mesmo! rs). Ao engolir, concentre-se e busque na língua os gostos que sobraram, tentando descobrir se são da cerveja ou do prato.

Cada tipo de cerveja ou chope pede um copo específico, seus formatos servem para concentrar o aroma, preservar a espuma, enfim, as características próprias da bebida.
É claro que não vamos deixar de apreciar uma variedade só por não termos o copo adequado, o importante é experimentar.

A espuma é essencial no chope, pois evita a oxidação e a evaporação de algumas substâncias, mantendo por mais tempo o sabor inicial. Na cerveja serve mais como um indicador de qualidade, quanto mais volumoso, cremoso e duradouro for o colarinho, melhor é a bebida.

A temperatura da bebida também deve ser observada, abaixo de 3°C as papilas gustativas amortecem e fica impossível sentir o sabor e o diferencial entre as cervejas, bem como a qualidade da sua matéria-prima. Lembrando, cada tipo de bebida tem uma temperatura própria para consumo.

Não me repreenda, mas faz parte do ritual, antes de encher o copo, deve-se colocar um pouco de cerveja, girar e despejar o líquido fora. Explicação: o copo também deve estar aclimatado.
Jamais pegue no meio da garrafa (é um pecado imperdoável!), sempre no gargalo, deixe o líquido cair lentamente no centro do copo, até a espuma se formar.


Agora, é só apreciar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário