terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Quer ficar jovem por mais tempo? Beba cerveja, vinho...


Segundo pesquisadores das universidades de Tel Aviv  e Columbia, o álcool pode manter você jovem por mais tempo. Já o café tem efeito contrário, envelhece.
A explicação é que, a cada vez que as células do corpo humano se dividem, elas fazem cópias das pontas dos cromossomos (os telômeros), que são sequências de DNA. Só que os tais telômeros ficam mais curtos a cada divisão, até não poderem mais se dividir e morrerem. Este é um processo natural do nosso envelhecimento.
A pesquisa comprovou que o álcool pode retardar esse encurtamento e manter o DNA vivo por mais tempo - pelo menos funcionou com as leveduras. E, como elas dividem importantes semelhanças genéticas, como acontece conosco, os pesquisadores acreditam que o resultado seja o mesmo em seres humanos. A pesquisa também conclui que o café acelera o encurtamento dos telômeros.
“Pela primeira vez, nós identificamos alguns fatores ambientais que alteram o comprimento do telômero e mostramos como eles fazem isso”, diz Martin Kupiec, um dos autores da pesquisa. “O que aprendemos poderá um dia contribuir para a prevenção e o tratamento de algumas doenças”.

Atenção: beba com moderação!

Saúde!



Via Ciência Maluca

Nenhum comentário:

Postar um comentário